Sobre

A Memória Popular da Pandemia é um projeto de registro e divulgação de relatos sobre experiências populares no contexto da pandemia de Covid-19. Nesse site, é possível navegar pelas memórias de indivíduos e coletivos, que narram suas vivências e estratégias de enfrentamento da pandemia.

Além de navegar pelas memórias disponíveis no site, você também pode participar da Memória Popular da Pandemia nos enviando o seu relato. Compartilhar sua experiência pode ser uma forma de salvaguardar o patrimônio, fortalecer a resistência no presente e construir as bases do futuro.

Quem faz

Dhesca Brasil

O projeto é uma iniciativa da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil, rede de 44 organizações e articulações da sociedade civil, que desenvolve ações de promoção e defesa dos direitos humanos.

Acessar

Conheça também

Observatório Direitos Humanos Crise Covid-19

O Observatório dos Direitos Humanos na Crise da Covid-19 é uma ação de um conjunto de organizações sociais e movimentos populares, de um espectro diverso dos direitos humanos, para monitorar, formular e sistematizar informações relativas aos direitos humanos no contexto da pandemia de coronavírus.

Acessar

Equipe

B

Benilda Brito

Representante das organizações Odara, N'zinga e AMNB na Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Pedagoga e mestre em Gestão Social, é também integrante do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (FOPIR).

C

Carlos Vainer

Relator da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Economista, Sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social e Professor Titular-Colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

C

Camila Fiuza

Jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Oriunda de escola pública, integra o movimento Mães de Maio do Nordeste.

I

Isadora Salomão

Relatora da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Feminista negra, mestra em Desenvolvimento e Gestão Social e graduada em Arquitetura e Urbanismo.

J

Jaqueline Silva

Relatora da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Doutoranda e mestre em Antropologia e graduada em Ciências Sociais.

J

Julia Daher

Assessora de Comunicação da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Cientista social, jornalista e educadora, é mestranda em antropologia.

J

Julia Dias

Secretária-Executiva da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Cientista social com bacharelado em Antropologia e estudante de Direito.

J

Juliane Cintra

Coordenadora Institucional – das unidades de Eventos, Comunicação e Tecnologia – da Ação Educativa e represente da entidade na Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Jornalista, especialista em mídias digitais, pós-graduada em Cultura, Educação e Relações Étnico Raciais e mestranda em Direitos Humanos.

L

Lays Araújo

Secretária-Executiva da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Assessora de advocacy e pesquisa na Iniciativa Negra por uma Nova Política Sobre Drogas.

L

Lorraine Carvalho Silva

Secretária-Executiva da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Advogada, pós-graduada em direitos fundamentais e mestranda em direitos humanos.

M

Melisanda Trentin

Advogada, integrante da Coordenação Executiva da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil e coordenadora da organização Justiça Global.

R

Rita Brandão

Diretora do IBASE, representante desta organização na Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Graduada em serviço social e Mestre serviço social, políticas sociais e trabalho.

U

Udinaldo Francisco

Relator da Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil. Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos e membro do Coletivo ngela Davis