Categories
40 a 59 anos Ensino Fundamental Completo Escolaridade Estado Idade Mulher Cis Paraná Parda Raça/Cor

“A gente benzia, fazia oração, ensinava remédios a quem pedia”

Durante a pandemia, nós, benzedeiras, ficamos mais em casa fazendo nosso benzimento com o nome das pessoas, ensinávamos remédios. Algumas pessoas chegavam só na cerca, não entravam e outras ligavam pedindo oração, benzimento, ou para ensinarmos o chá.

Trabalhamos todo o tempo durante a pandemia. A maioria das pessoas pediam os chás por causa do estresse da pandemia. Então, eles queriam tomar um chá calmante, por isso, sempre ligavam perguntando qual chá era bom. As benzedeiras têm esse papel. Mesmo que a gente, às vezes, não faça as curas pessoalmente, a gente atende por telefone.

Nós fizemos trabalhos de benzimento, orações e simpatias de longe, chá calmante e acho que foi todo tempo da pandemia assim mesmo que ficar em casa, fizeram o trabalho desse dom.

Fazemos benzimento para crianças, rezamos bastante, e cada benzimento em casa tem seu oratório. Pedimos saúde para o povo do mundo inteiro, não só da cidade, e para que achassem remédio para pandemia, e que Deus afastasse a doença. Então, o trabalho das benzedeiras continua na pandemia. Não saíamos, porque não estávamos vacinadas, mas não parávamos.

                                                                                             

¨

São Sebastião Santo  
 De Deus muito amado
 Nos livrai das pestes
 Nosso advogado¨
 ¨Pelas vossas chagas
                                                                                               Pelo vosso Amor
                                                                                               Nos livrai das pestes
                                                                                               Nosso defensor¨

Relato de Ana Maria Benzedeira, produzido pelo Instituto de Educadores Populares para o 2º Edital de Fomento da Memória Popular da Pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *