“A rotina das benzedeira foi impactada e alterada drasticamente”

Memória de Taisa Lewitzki

Benzedeira - Inácio Martins, PR
S

Sou antropóloga e tenho acompanhado as benzedeiras do centro do sul do Paraná nos últimos anos. As memórias da pandemia, das benzedeiras, revelam trajetórias de dor, angústias e perdas, mas também de processos de resistência, de organização e de cuidado com a vida.

Então, nesse período da pandemia do covid-dezenove, a rotina das benzedeira foi impactada e alterada drasticamente no atendimento das pessoas que procuram as em suas casas.

Como medida de segurança, isolamento social e físico, as benzedeiras realizaram benzimentos à distância, usando cada vez mais as tecnologias da comunicação como os aplicativos do WhatsApp, do Facebook e também com ligações por chamadas que receberam e anotaram o nome das pessoas que pretendiam  benzer.

Rede de apoio

Também foram apoiadas por suas famílias, filhos, filhas, principalmente netos e netas que ajudaram no manuseio de smartphones para que pudéssemos fazer essa mediação. Também já é uma prática das batedeiras, uma prática tradicional, o benzimento à distância é, quando chega até as benzedeiras, recados de vizinhos e parentes que trazem o nome ou peças de roupa da pessoa que tá buscando o benzimento, para que a benzedeira  possa realizar a prática de curas.

Movimento aprendiz da sabedoria, que é organização social das benzedeiras do Centro-Sul do Paraná, participou ativamente de lives, encontros, discussões, né? Com algumas benzedeiras que tiveram condições de realizar esses encontros de forma remota, nas plataformas virtuais, né?

Com destaque ao evento BENZEDEIRAS MULHERES DE FÉ, promovido pelo Museu Paranaense homenageou as benzedeiras do Paraná no mês de março de dois mil e vinte e um e assim como outros espaços de encontro e de troca de experiências.

Mesmo num momento de perdas, de tensões, de angústias, as benzedeiras continuaram praticando o benzimento, é Contribuindo, promovendo a saúde popular através de suas orações, de suas rezas, dos seus conhecimentos, sobre o uso das plantas medicinais  e desta forma também ela tem amenizado essas feridas, essas dores da pandemia.

Relato de Taisa Lewitzki, produzido pelo Instituto de Educadores Populares para o 2º Edital de Fomento da Memória Popular da Pandemia

Outras Memórias