“Quem sobrou teve que aprender a dar aula à distância”

foto em preto e branco de Fernando Araujo sobre aulas à distância durante a pandemia para a Memória Popular da Pandemia

Memória de Fernando Araujo Konesuk

Cursinho Livre da Norte e Desobediência Sonora - São Paulo, SP
T

Tudo mudou com a pandemia. Eu, por exemplo, que sempre conciliei vários trabalhos, tive que me reorganizar radicalmente. Em minha atividade principal, de educador nas prisões juvenis na Grande São Paulo, aconteceu uma organização de educadores/as inédita de início, seguida de muitas demissões. Quem sobrou teve que aprender a dar aula à distância.

Pela minha experiência em rádio e Podcast, acho que foi mais fácil dar o passo para o vídeo e ver o que conseguiria fazer. Tinha de tudo um pouco na minha oficina: de leitura de jornais a gravação de músicas, de shows de grupo de rap a rodas de conversa.

À distância, fui por dois caminhos: música e leitura, tentando trocar o máximo possível de ideias com os meus alunos. Completamos 6 meses de aulas remotas e, apesar de tudo, ante às condições, aconteceu.

Foram 17 turmas, em 6 unidades diferentes, que renderam nove podcasts, quatro saraus e até duas fanzines. Fora as trocas, reflexões e afetos que não foram contabilizados.

Seguimos para 2021 na expectativa do fim da crise sanitária; das aulas presenciais serem retomadas sem colocar em risco a saúde de ninguém; da recontratação de quem perdeu o emprego e de encontrar algum aluno dessas aulas à distância, só que em liberdade

Veja também: “Hoje o meu quarto é minha sala de aula e lugar de estudo”

Outras Memórias