“Foi expulsa de casa por ser uma pessoa vivendo com HIV”

Memória de João Hugo Cerqueira Alves

Coordenador da Casa Aurora - Salvador, BA
A

Apresento a vocês, Robnete, pessoa vivendo com HIV e em situação de rua há mais de 20 anos. Uma sujeita alegre, humana, espontânea e de identidade indefinida, como a mesma costuma / costumava afirmar!

Um dia Robson, outro dia Robnete, a boa, como ela mesma costumava dizer. Nós sempre tratamos Robnete no feminino por perceber que era a forma como ela gostava de ser chamada.

Robnete, pessoa vivendo com HIV e em situação de rua há mais de 20 anos. Foto: Casa Aurora.

Robnete, com 40 anos ou um pouco mais, saiu de casa, ou melhor, foi expulsa de casa por ser uma pessoa vivendo com HIV. Na época do resultado, seus progenitores a colocaram para fora por achar que era algo contagioso só em dividir um talher.

Falta de acesso? Preconceito? Um pouco dos dois? Não sabemos ao certo, só que Rob era tão incrível… onde chegava brilhava. Sobrevivia de reciclagem, tomava umas para aquecer o corpo e ia sempre na Casa Aurora buscar leite e açúcar, dizia que era pra ficar forte para aguentar os anti retrovirais.

Acessos negados

Na pandemia, Robnete conseguiu o auxílio emergencial e alugou uma casinha, vinha de 15 em 15 dias nos dar notícias de vida, buscar comida e o que mais precisasse.

A ela foi negado o direito à moradia, à alimentação e outros direitos básicos. Tinha vergonha de andar suja, mas o coração estava sempre limpo e a alma transbordando alegrias. Como pode, não ter acesso algum e ter sempre um sorriso no rosto?

Na pandemia, Rob apareceu umas 4 vezes, tinha máscaras, mas como sobreviver na pandemia, estando em vulnerabilidade? Hoje, a esperança é que Robnete esteja viva, mas não sabemos do seu paradeiro há pouco mais de 5 meses. Então, perguntamos: a quem é permitido a vida, os acessos e a identidade? Por isso, a nossa principal questão é: em meio a pandemia, onde está Robnete?

Enfim, seguimos desejando que ela esteja viva e volte para nos dar sinal de vida, sorrindo e pedindo leite e açúcar para se manter forte. De uma coisa temos a certeza, para nós, Rob é uma pessoa de identidade, de alegria e sempre viva!

Leia também:

“Que as travestilidades inspirem lutas por uma sociedade mais justa”

Outras Memórias