“Nesses momentos difíceis, Tupã tem nos ajudado”

Foto em preto e branco de Ideildes Santana sobre o isolamento para a Memória Popular da Pandemia

Memória de Ideildes Santana Ferreira Fernandes

Professora e Artesã - Santa Cruz Cabrália, BA
E

Essa pandemia tem sido de momentos muito complicados, porque aqui é uma área turística e muita gente não tem renda fixa. Tupã tem nos dado forças para resistir. A maioria de nós sobrevive de pesca, agricultura, artesanato e hotelaria. Por causa da pandemia, o turismo diminuiu muito.

Nesses momentos difíceis, Tupã tem nos ajudado

É importante ter uma ajuda para conseguir apoiar parentes e famílias da nossa comunidade. Por ser concursada, tenho meu salário todo mês. Muito ou pouco, está dando para passar essa fase em paz. Entretanto, tem aquelas pessoas que não têm de onde tirar o sustento. Por isso, eu e alguns grupos da aldeia sempre procuramos ajudar.

Momentos com o neto durante a pandemia

Nesse final da pandemia, tenho feito meus trabalhos da faculdade em casa, cuido dos meus netos e tiro uma renda extra com os matérias indígenas que eu vendo.

Dia 12 de outubro, fiz uma festinha para os meus netos aqui em casa. Amo crianças! Criei quatro netos e sempre tem mais crianças aqui em casa, sejam netos ou não. Fiz a festinha porque eu sei que toda criança quer brincar, se divertir, ganhar presente.

A festa foi pequena, só para os netos, mas, vendo a alegria deles, pensei em quantas crianças queriam um dia de diversão nesse caos que o mundo se tornou. Então estou com um planejamento de, ano que vem, abranger pelo menos cinquenta crianças. Não é muita coisa, mas só pelo prazer de fazer o dia de uma pessoa feliz, já se torna infinito.

Meu nome é Ideilde Santana Ferreira Fernandes. Na cultura é Jassanã, pois sou indígena da etnia pataxó. Sou professora na escola indígena da aldeia e também sou artesã. Parei meus estudos aos 12 anos, por conta das dificuldades que enfrentei, mas nunca desisti. Com 23 anos, já tinha quatro filhos eu voltei a estudar e me tornei professora. Estou na faculdade hoje.

Outras Memórias