“Noventa por cento dos profissionais de aviação foram afastados”

Memória de Laiara Amorim Borges

Comissária de Bordo - Vespasiano, MG
M

Meu nome é Laiara Amorim. Trabalho no setor de aviação, como comissária de voo e sou graduanda em pilotagem de voo. A pandemia me afetou de diferentes formas em diferentes etapas. Este ano eu fui contemplada através de um programa de aceleração de lideranças negras e este programa consiste em acelerar minha formação como pilota. Por conta da pandemia, eu não pude cumprir minhas horas de voo e, com isso, não foi possível desenvolver o que estava previsto no programa. 

Afetou também o meu trabalho, porque a aviação ficou totalmente parada durante um período, pelo motivo de ser um ambiente confinado, pelo fato de ser um espaço muito pequeno e as pessoas ficarem muito próximas umas das outras. E o transporte está paralisado, as pessoas não estão viajando pelo medo da contaminação e pelas recomendações da agência se saúde. 

Com isso, a aviação foi muito afetada. Noventa por cento dos profissionais foram afastados, e, em algumas empresas, grande parte do quadro de funcionários foi demitido. Houve desligamentos de colegas, e eu mesma fiquei afastada do meu trabalho por seis meses. Estou retornando agora. Era um afastamento não remunerado, então a pessoa tinha que sair do trabalho e criar outras formas de subsistência. 

Novas oportunidades no setor de aviação

Em contrapartida, tive a oportunidade de trabalhar em uma companhia aérea executiva, que trabalhava com transporte de pessoas durante a pandemia, que poderiam ser pessoas infectadas ou não, e que na aviação a gente chamava de Aeromed, que era o transporte de vítimas em estado grave para outros estados para que pudessem ter o devido atendimento, bem como os familiares destas pessoas.

Então foi uma oportunidade que tive em decorrência desta pandemia, e que acrescentou muito em meu currículo, acrescentou em meu conhecimento, pois é uma parte da aviação que não conhecia, que é a parte médica. Então teve dois pontos. O ponto negativo foi ver a aviação comercial parar, ver amigos sendo demitidos, ter este afastamento, o que me gerou certa ansiedade, porque até então não sabia como me manter. 

O outro ponto foi ter o ensejo de trabalhar em outra companhia, aprendendo outra parte da aviação que não conhecia. A pandemia afetou fortemente o turismo, o que ocasionou também pré crescimento econômico, o comércio, os lugares, os hotéis, para os pequenos empreendedores também, que trabalham em feiras, qie vivem desse turismo. Então afetou de diversas formas. 

Máscara e álcool

O turismo movimenta o nosso país de diversas formas. Eu desejo que neste momento, as coisas vão retomando aos poucos, e quem tem que viajar, que viaje, que vão encontrar seus pares, sua família, que vão encontrar seus amores, que viajem, mas que mantenham sempre o cuidado, que usem máscaras, álcool, e que continuem se cuidando para que o virus não possa retomar essa segunda onda em outtos países nao venham nos atingir. 

E que o cenário seja o melhor possível para o turismo, pois movimentando o turismo, conseguimos movimentar todas as outras áreas se nosso país. Turismo é cultura e, para certos lugares, a gente só consegue ir de avião. Por isso, desejo essa melhora para que possamos voltar e enegrecer esse céu aí.

Outras Memórias