“Recebemos conselhos dos orixás para silenciar os atabaques do candomblé”

Foto em preto e branco do rosto de fulana acompanha relato da Memoria Popular da Pandemia sobre candomblé

Memória de Ìyalọ̀ríṣá Márcia de Ògún

Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia - Salvador, BA
O

O candomblé é uma religião de muita proximidade. Diferente das outras religiões que tiveram um protocolo especial para a realização de cultos, nós do candomblé não tivemos. Porque os nossos cultos são diferentes dos demais segmentos religiosos.

É que nós temos em nossas celebrações o toque dos atabaques. As três pessoas que tocam os atabaques se chamam “Ogãs”, “Alabês”. Elas precisam ficar juntas e ainda que estivessem usando máscara estariam colocando suas vidas em risco.

Por outro lado, também recebemos conselhos dos orixás para que os atabaques silenciassem. Também, nessa circunstância de pandemia, temos reverenciado o orixá Obaluaê, considerado o nosso médico. É Ele quem afasta as doenças do nosso caminho. A saudação para esse orixá é “atotô”, que significa silêncio.

E esse é um momento tão difícil, de tantas perdas. Já perdemos mais de 160 mil vidas (até novembro de 2020). São muitas pessoas retornando ao Orum.

Logo, nesse momento pandêmico não podemos entoar as nossas cantigas, tocar os nossos atabaques, mas dobramos os nossos joelhos no chão para pedir misericórdia aos nossos orixás e especialmente ao Pai Obaluaê, à Mae Nanã e ao Pai Ossaim, para que os cientistas desenvolvam logo a vacina para devolver as nossas rotinas.

Cuidado

Quando vou ao terreiro Ilê Axé Olodumare chamo três ou quatro filhas de santo, porque precisamos manter o Axé vivo. Por exemplo: precisamos colocar água nas quartinhas e dar orô, comida para os nossos orixás. Além disso, limpamos tudo, acendemos nossas velas e fazemos nossas preces e orações.

Também não somos à favor de iniciar pessoas nesse período tão delicado.

Por fim, gostaria de pedir a você que não esqueça as palavras de ordem para essa pandemia são: paciência e sabedoria. Seja qual for o seu segmento religioso, abrace ele. Faça suas orações todos os dias. Conecte-se com essa força. Até você que é agnóstico ou ateu, conecte-se a alguma coisa para se fortalecer. Covid-19 não poderá, nunca, ser maior que as energias que regem o universo.

Sou Ìyalọríṣá do Ìlè Àse Ewa Olódùmarè; Conselheira Municipal de Política Cultural de Salvador; Ocupo a cadeira de religiosa do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Nutrição da UFBA; Faço parte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 nas Comunidades de Religião de Matriz Africana; Sou da Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia e ativista contra Intolerância, Racismo e Ódio Religiosos.

Veja também: “Nesses momentos difíceis, Tupã tem nos ajudado”

Outras Memórias